segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Culinária, a arte de bem cozinhar!

Todos sabemos que os grandes chefes de culinária são homens. As mulheres alegam que este facto se deve apenas à descriminação da mulher, que ainda nos dias de hoje não consegue chegar aos lugares de topo das carreiras profissionais. Já eu acho que tal se deve ao facto dos homens serem mesmo bons cozinheiros. E como prova disso trago-vos aqui umas sugestões minhas, nas quais eu sou um verdadeiro mestre:

Para o pequeno-almoço sugiro…

Torradas à Meio Maluco:
Ligar a torradeira e colocar lá dentro duas fatias de Pão. Quando estas saltarem é sinal que estão prontas. De seguida devem-se barrar as fatias com manteiga. Se sentirem um intenso cheiro a queimado e as fatias ainda não tiverem saltado, abortem logo a operação e substituam as fatias de pão, nesta fase sugiro ainda que se reduza o tempo da tostação (NA: termo extremamente técnico utilizado na alta roda da culinária e que identifica o processo durante o qual o pão está a ser tostado) no devido interruptor.


Para o almoço sugiro…

Ovo estrelado à Meio Maluco:
Deita-se o conteúdo de um ovo dentro de uma frigideira antiaderente, e deixa-se ficar até que a parte envolvente da parte amarela fique branca. Durante o processo coloca-se uma pitada de sal na parte amarela. Se a parte branca começar a ficar castanha ou preta, e a cozinha cheia de fumo, recomecem o processo desde o seu início e deitem o conteúdo da frigideira ao lixo.

Batas Fritas à Meio Maluco:
Coloca-se uma frigideira, própria para o efeito, ao lume e espera-se que óleo de fritar fique quase quente, depois deitam-se as batatas pré fritas e congeladas lá para dentro e espera-se que elas fiquem de uma tonalidade dourada. A tonalidade dourada não deve ser muito acentuada, ou corremos o risco de partir um dente ao tentar comer as batatas. E tenham cuidado ao deitar as batatas para dentro da frigideira, pois se o óleo estiver muito quente vão ter muito que fazer durante o processo de limpeza do fogão (e do chão e bancada da cozinha num raio de 1 a 2 metros em volta do fogão).

Bife grelhado à Meio Maluco:
Deixar o bife descongelar e colocar-lhe um pouco de sal fino por cima, usar uma frigideira antiaderente e colocar o bife lá dentro quando ela estiver quente. Vai-se virando o bife de vez em quando para ser grelhado de uma forma uniforme. Se durante este processo a cozinha ficar cheia de fumo, é normal, porque os grelhados têm este efeito. Se durante este processo o bife ficar negro, já não é normal, porque quer dizer que o bife está bom para ir para o caixote do lixo.

Salada de frutas à Meio Maluco:
Abrir uma lata de salada de frutas comprada num qualquer hipermercado, verter tudo para dentro de uma taça grande, e adicionar uma colher de sopa de vinho do porto. Esta sim, é uma receita muito antiga e que milita na minha família de geração em geração, de pai para filho á muitos anos.


Para o jantar sugiro…

Pizza à Meio Maluco:
Ligar para a pizza hut e escolher quatro ingredientes à escolha. Esta receita é muito simples e rápida, pois apenas demora cerca de 15 a 20 minutos até estar pronta. E permite ainda que se consiga uma elevada variade de sabores, na qual podemos ir de encontro às nossas preferências.

Profiteroles à Meio Maluco:
Durante a chamada para a pizza pedir igualmente profiteroles. Ou como variante, comprar num hiper mercado uma caixa de profiteroles, aquecer no micro-ondas o chocolate que vem dentro de um saquinho e verter o mesmo em cima dos profiteroles previamente colocados num prato grande. A segunda variante é mais complicada, exige mais concentração e esforço da nossa parte, mas em contrapartida bastam 5 minutos para que estejamos a comer, e o resultado gustativo é muito melhor.


Boas refeições!

14 comentários:

Marta disse...

O melhor é comprares um bom vinho que assim a malta não se apercebe do resto do jantar! :)

Anónimo disse...

Fiquei maravilhada!
Anotei todas as excelentes dicas!
Ah, sortuda da mulher que te levar! looooool

*.*

Paula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Depois desta descoberta, a minha vida nunca mais será a mesma! Estou maaaarabilhada!!!!

Adrianna disse...

eheheheheh

Oh Chefe! Isto é a receita de um dia. Onde está o maanjar do resto da semana, hen?

MissEsfinge disse...

A parte da limpeza da cozinha e acessórios, dispenso. Um chefe que se prese, tem plo menos 2 ajudantes para essas tarefas!

Não tens nada mais simples???

Pascoalita disse...

A minha cozinha está equipada com vários "auxiliares de memória" mas apesar disso estou sempre a cometer "falhas" eheheheh

Não tenho a pretensão de ser boa Chefe de cozinha e já me contentava se tivesse um ajudante empenhado eheheh

Cusca Endiabrada disse...

Tenho uma confissão a fazer: Sei fazer umas coisitas, mas a comda sabe-me melhor qdo não sou eu a cozinhar.
Podias convidar-me para um almocito em tua casa :b)

Prometo que no fim lavo o meu prato eheheh

Vício disse...

és uma dona de casa exemplar! queres casar comigo?

Maria Papoila disse...

Tens talento, tens, tens...
Vai ver o "Ratatouille"!

Paula Raposo disse...

Ah ah ah deliciei-me com estes verdadeiros pitéus de um expert!! Beijinhos.

Pipokka disse...

olha.... so faltou mesmo uma deliciosa e gostativa bebida a acompanhar tanta paparoca :).
A ver se experimento, mas não tudo num só dia que é capaz de ser muito alimento para um dia só lololol

Jokinhas

Isabel Filipe disse...

rssss....

és mesmo Meio Maluco.

Adorei.
Parabéns pelo espírito e pela criatividade.

beijinhos

Aragana disse...

Epá-.-... e eu que achava que sabia cozinhar alguma coisa!